“A internet é um espaço de comunicação propiamente surrealista , do qual “nada é excuido” , nem o bem , nem o mal ,...” Pierre Lévy

terça-feira, 31 de agosto de 2010

RELAÇÃO ENTRE CURRICULO E CULTURA

           O currículo não pode ser estudado separadamente da cultura , são duas teorias essenciais para a transmissão de uma teoria educacional dentro de uma sociedade . Por isso , dentro de um currículo escolar é necessário a transmissão das diversas formas culturais expressadas dentro de uma sociedade , possibilitando a criança compreender e identificar- se dentro do espaço escolar o universo no qual ela esteja ou estará inserida dentro de uma sociedade .
A cultura é uma experiência, vivencia de aprendizagens que são repassadas ou transmitidas de geração a geração dentro da um grupo ou um espaço social , cada cidadão expressa sua cultura no qual esta inserido dentro de um grupo ou espaço social.As expressões e saberes culturais de um povo influencia em todos os setores da sociedade , incluindo conseqüentemente , o sistema educativo .
            A escola é um espaço social em que está presente um grande diversidade cultural da sociedade, para isso exige-se um local em haja interculturalidade entre indivíduos para que cada um possa interagir de maneira harmônicas sua vivencias seus anseios sociais . Com isso é necessário uma elaboração dessas diversas formas de interculturalidade. Essa elaboração educacional pode ser expressada através do currículo. O currículo deve ser um transmissor do legado histórico e social do aluno , para isso os currículos escolares devem estar adequados as necessidades sociais de cada aluno dentro do ambiente escolar.Segundo Carlinda Leite (1996) o curriculo deve ser:     
 O curriculo deverá deste modo ser entendido e trabalhado tendo em  conta  a diversidade dos alunos,recorrendo-se a praticas que permitem e facilitem o intercâmbio dos saberes. 
            Com isso , é necessário que cada currículo esteja adequado a necessidade que cada aluno apresente proporcionado o aluno um espaço que propício para o ensino – aprendizagem, um espaço que não transmita somente cultura , mas que possibilite a produção cultura entre os diferente grupos socias em que estão inseridos na sociedade , uma espaço aberto que possibilite o aluno interagir , experimentar vivências e práticas que possa adquirir e produzir dentro do sistema educacional um espaço que permita o aluno criar construções para dentro do currículo escolar , mas sabendo que antes disso o currículo possa ser visto como algo que não transmita somente cultura, idéias fixas , sem interculturalidades , um currículo sem interações sociais , ou seja , um currículo que seja elaborado com os problemas , anseios , desejos que realidade social esteja vivenciado , que “enxergue as mazelas sociais “ e que identifique os padrões culturais existentes na sociedade.

6 comentários:

  1. Olá Daiane,

    Acredito que essa busca pela interculturalidade seja uma questão constante nos estudos da pedagogia. Penso que com a cibercultura e os novos espaços de interação na web, essas informações possam ser adquiridas com maior profundidade e interação.

    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Pude compreender profundamente a relação entre os dois.
    Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela matéria muito boa me ajudou bastante me esclareceu.

    ResponderExcluir
  4. Que ótimo..Isso está sendo bastante interessante para mim.Obrigdo!

    ResponderExcluir
  5. óptimo, ajudou-me tanto com o meu trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns me esclareceu bastante ajudou muito o meu trabalho!

    ResponderExcluir