O currículo não pode ser estudado separadamente da cultura , são duas teorias essenciais para a transmissão de uma teoria educacional dentro de uma sociedade . Por isso , dentro de um currículo escolar é necessário a transmissão das diversas formas culturais expressadas dentro de uma sociedade , possibilitando a criança compreender e identificar- se dentro do espaço escolar o universo no qual ela esteja ou estará inserida dentro de uma sociedade .
A cultura é uma experiência, vivencia de aprendizagens que são repassadas ou transmitidas de geração a geração dentro da um grupo ou um espaço social , cada cidadão expressa sua cultura no qual esta inserido dentro de um grupo ou espaço social.As expressões e saberes culturais de um povo influencia em todos os setores da sociedade , incluindo conseqüentemente , o sistema educativo .
A escola é um espaço social em que está presente um grande diversidade cultural da sociedade, para isso exige-se um local em haja interculturalidade entre indivíduos para que cada um possa interagir de maneira harmônicas sua vivencias seus anseios sociais . Com isso é necessário uma elaboração dessas diversas formas de interculturalidade. Essa elaboração educacional pode ser expressada através do currículo. O currículo deve ser um transmissor do legado histórico e social do aluno , para isso os currículos escolares devem estar adequados as necessidades sociais de cada aluno dentro do ambiente escolar.Segundo Carlinda Leite (1996) o curriculo deve ser:
O curriculo deverá deste modo ser entendido e trabalhado tendo em conta a diversidade dos alunos,recorrendo-se a praticas que permitem e facilitem o intercâmbio dos saberes.
Com isso , é necessário que cada currículo esteja adequado a necessidade que cada aluno apresente proporcionado o aluno um espaço que propício para o ensino – aprendizagem, um espaço que não transmita somente cultura , mas que possibilite a produção cultura entre os diferente grupos socias em que estão inseridos na sociedade , uma espaço aberto que possibilite o aluno interagir , experimentar vivências e práticas que possa adquirir e produzir dentro do sistema educacional um espaço que permita o aluno criar construções para dentro do currículo escolar , mas sabendo que antes disso o currículo possa ser visto como algo que não transmita somente cultura, idéias fixas , sem interculturalidades , um currículo sem interações sociais , ou seja , um currículo que seja elaborado com os problemas , anseios , desejos que realidade social esteja vivenciado , que “enxergue as mazelas sociais “ e que identifique os padrões culturais existentes na sociedade.
Olá Daiane,
ResponderExcluirAcredito que essa busca pela interculturalidade seja uma questão constante nos estudos da pedagogia. Penso que com a cibercultura e os novos espaços de interação na web, essas informações possam ser adquiridas com maior profundidade e interação.
Parabéns pela postagem!
Pude compreender profundamente a relação entre os dois.
ResponderExcluirParabéns...
Parabéns pela matéria muito boa me ajudou bastante me esclareceu.
ResponderExcluirQue ótimo..Isso está sendo bastante interessante para mim.Obrigdo!
ResponderExcluiróptimo, ajudou-me tanto com o meu trabalho.
ResponderExcluirParabéns me esclareceu bastante ajudou muito o meu trabalho!
ResponderExcluir