“A internet é um espaço de comunicação propiamente surrealista , do qual “nada é excuido” , nem o bem , nem o mal ,...” Pierre Lévy

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento cientifíco no século XX

BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e  novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 70-81. 

BONILLA,  em seu texto  de inicio destaca os processos de mudanças ocorridas ao longo  do tempo  e as significações materias , culturais que o homem trouxe pra dentro da sociedade , para exemplificar seu argumento ela traz como exemplo a Cosmovisão que  dentro de cada epoca modificou ,intensificou  ou ajudou nos processos das relações do homem dentro da sociedade,tendo cada uma suas complexidades e problematicas dentro de sua epoca .  Esses processo de relaçao do homem com as mudancas dá - de uma maneira rapida e  necessaria quando trazidas para a  vivência em grupo , por isso varios espaços sociais precisam estar abertos para esta transformação e significacoes inseridas na sociedade . Espacos ,esses que proporciona ao individuo uma construcao  ou deconstrucao de identidade um  que tenha  uma link direto com o que esta acontencendo dentro da sociedade.
 Fazendo um link do processo da cosmovisão da modernidade , no qual destaca -se a tecnologia como uma meio abrangente  dentro da soecidade.Perceber -se que a escola é um espaco social ainda muito hegemônico como diz BONILLA em seu texto, um local ainda fechado para as novas formas de  representações e processos de mudancas em que a sociedade esta vivenciado , um espaço formalistas presos aos moldes tradicionais que visa a escola como um conhecimento unico e verdadeiro  um meio de carater ainda muito individualista .
O processo de aprendizagem dentro da escola deve ser feita de uma maneira abrangente em que haja uma intercolução com os mais variados tipos de saberes , um espaco multiculturalista aberto  com as novas formas de significações e ressignificações  dentro da sociedade, pois o homem para construir sua aprendizagem precisa esta interagindo com o mundo com saberes diferentes , a escola não representara todos esses saberes , mas pode proporcionar ao homem um link entre a escola e sociedade permitindo que cada individuo no qual faca parte do ambiente escolar possar esta interagindo com os processos que a sociedade lhe proporciona .
Por isso , ao final do texto BONILLA destaca a importância  da escola ser uma espaço aberto , um escola em que haja um dialogo de saberes , um espaco dinamico , interativo , um espaco publico que permita ao individuo a construcao de uma aprendizagem responsavel e diferenciada. 

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