“A internet é um espaço de comunicação propiamente surrealista , do qual “nada é excuido” , nem o bem , nem o mal ,...” Pierre Lévy

domingo, 19 de setembro de 2010

NOVOS AVANÇOS TECNOLOGICOS

Navegando pela net deparei-me com um video super interressante :

A HISTÓRIA DE NARIZINHO ARREBITADO AGORA EM FORMATO DIGITAL( IPAD , ACHEI SUPER INTERESSANTE ESTE NOVO FORMATO DE LIVRO , ALEM DE SER INTERESSANTE , ELE PERMITE QUE AS IMAGEM MOVAM , PERMITE QUE O LEITOR POSSA VIAJAR DE VERDADE NA LEITURA. SEM DÚVIDA SERA PARA AS CRIANÇAS UMA MANEIRA ATRATIVA DE DESPERTAR O ATO DA LEITUrA QUE NOS DIAS ATUAIS ESTÃO EM GRANDE DEFASAGEM . SO ESPERO QUE ESTE RECURSO VENHA COM UMA PRECO ACESSIVEL!!
Mas uma prova de estão sendo grande os avanços tecnologicos na sociedade contemporanea , sobretudo , para fins pedagogicos , espero que eles possam ser usufridos de maneira util e acessivel a todos ...




quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento cientifíco no século XX

BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologias e  novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 70-81. 

BONILLA,  em seu texto  de inicio destaca os processos de mudanças ocorridas ao longo  do tempo  e as significações materias , culturais que o homem trouxe pra dentro da sociedade , para exemplificar seu argumento ela traz como exemplo a Cosmovisão que  dentro de cada epoca modificou ,intensificou  ou ajudou nos processos das relações do homem dentro da sociedade,tendo cada uma suas complexidades e problematicas dentro de sua epoca .  Esses processo de relaçao do homem com as mudancas dá - de uma maneira rapida e  necessaria quando trazidas para a  vivência em grupo , por isso varios espaços sociais precisam estar abertos para esta transformação e significacoes inseridas na sociedade . Espacos ,esses que proporciona ao individuo uma construcao  ou deconstrucao de identidade um  que tenha  uma link direto com o que esta acontencendo dentro da sociedade.
 Fazendo um link do processo da cosmovisão da modernidade , no qual destaca -se a tecnologia como uma meio abrangente  dentro da soecidade.Perceber -se que a escola é um espaco social ainda muito hegemônico como diz BONILLA em seu texto, um local ainda fechado para as novas formas de  representações e processos de mudancas em que a sociedade esta vivenciado , um espaço formalistas presos aos moldes tradicionais que visa a escola como um conhecimento unico e verdadeiro  um meio de carater ainda muito individualista .
O processo de aprendizagem dentro da escola deve ser feita de uma maneira abrangente em que haja uma intercolução com os mais variados tipos de saberes , um espaco multiculturalista aberto  com as novas formas de significações e ressignificações  dentro da sociedade, pois o homem para construir sua aprendizagem precisa esta interagindo com o mundo com saberes diferentes , a escola não representara todos esses saberes , mas pode proporcionar ao homem um link entre a escola e sociedade permitindo que cada individuo no qual faca parte do ambiente escolar possar esta interagindo com os processos que a sociedade lhe proporciona .
Por isso , ao final do texto BONILLA destaca a importância  da escola ser uma espaço aberto , um escola em que haja um dialogo de saberes , um espaco dinamico , interativo , um espaco publico que permita ao individuo a construcao de uma aprendizagem responsavel e diferenciada. 

domingo, 12 de setembro de 2010

A TECNOLOGIA PRECISA ESTAR PRESENTE NA SALA DE AULA

ALMEIDA, B. Elizabeth Maria .A tecnologia precisa estar presente na sala de aula . Nova escola junho/ julho 2010.p 48-49-50-52.

BASEADA NA LEITURA DA ENTREVISTA ACIMA CHEGUEI A SEGUINTE CONCLUSÃO:


         A sociedade atual hoje vive em constante processo de mudanças , sejam elas ;sociais, culturais, econômicas e principalmente tecnológica . A tecnologia hoje faz parte do mundo contemporânea no qual vivemos os seus recursos são vistos como elementos que fazem parte necessidade da sociedade , viver o hoje dia sem um celular , acesso a internet , o uso de redes sociais como Orkut, MSN , twitter é quase “impossível “ para os indivíduos que estão inseridos da na sociedade globalizada , principalmente os jovens e as crianças .
         Por isso, os sistemas sociais devem está abertos para estas mudanças e recusos que a sociedade vem criando e transformando , A sala de aula representa um desses espaços , um espaço que possibilita o ensino – aprendizagem aos alunos , para isso dentro de um currículo pedagógico é necessário que ele esteja aberto com as inovações e processos de mudanças nal qual a sociedade vem passando , sem duvida , a tecnologia dispõe de recursos que facilitam está interação do individuo com a aprendizagem permita informações de maneira rápida , um exemplo são faculdades ead , permite que a sala de aula seja um ambiente aberto com os processos de mudanças e os recursos que a sociedade tecnológica dispõem , permite uma dinâmica dentro da sala de aula interessante para os alunos .
       Mas , infelizmente ainda há um certa rejeição as este tipo de recursos tecnológico , são visto de maneira esteriotipadas , talvez pela falta de informação e manuseio dos seus recursos ou por falta de recursos financeiros para inserí- los dentro da sala de aula .
       A tecnologia dentro da sala de aula proporciona aos alunos um espaço de socialização prazeroso , um espaço aberto com as mudanças os recursos que a tecnologia atual oferece , um ambiente de ensino- aprendizagem inovador uma quebra dos paradigmas tradicionais de ensino .

“ A proibição só incentiva o uso escondido e desatenção na dinâmica de aula”
Maria Elizabeth Biancocini

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

OS RECURSOS TECNOLOGICOS

FUSSANDO PELO ESPAÇO VIRTUAL E POR SITE INTERESSANTE QUE GOSTOU DE OLHAR TODA VEZ QUE ESTOU NA INTERNET VI A SEGUINTE REPORTAGEM :

Santo Estêvão se mobiliza contra evasão escolar
Da redação com informacao do G1
redacao@portalibahia.com.br
05/09/2010 - 15h57m
A Justiça do município de Santo Estêvão, próximo a Feira de Santana, na Bahia, tomou medidas para diminuir a evasão escolar no município. O “toque de estudos e disciplina” funciona há quatro meses e responsabiliza os pais pela evasão escolar dos filhos. Após a determinação, cerca de 300 pais já foram convocados a dar explicações ao juiz.
Além de terem de dar explicações se faltarem em excesso, os estudantes são proibidos também de usar celular e walkman durante a aula e de frequentar lan houses no horário em que deveriam estar na escola. A fiscalização é feita por agentes do Juizado de Menores.Os índices de evasão escolar em Santo Estêvão são de 25% no período diurno e de 20% no período noturno de aulas, de acordo com o magistrado.
Esta noticia foi divulgada no site do ibahia :
         Bem , baseada na discussão em sala de aula que tive semana passada e nos textos lidos da disciplina edc. Tecnologia contemporâneas comecei a fazer varias reflexões a respeito desta evasão escolar no município de Santo Estevão e uma pergunta me veio a mente .
SERÁ QUE ESTá EVASãO ESCOLAR NÃO PODERIA SER CONTIDA ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLOGICOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR ?
        Ao que pode ser percebido na reportagem é que muitos alunos no horário de aula estão em lan – house , gostam de usar tecnologias como o walkman , celular, ferramentas que já fazem parte da necessidade e costume da sociedade capitalista e globalizada . Será que sua proibição e utilização desses recursos para dentro da sala de aula diminuiria o número de evasão escolar ou aumentaria ainda mais o desinteresse dos alunos por este ambiente ? Acredito que estes recursos poderia complementar as relações de ensino- aprendizagem dos alunos já que eles demonstram interesse pelo uso de tecnologias . Trazer a tecnologia para dentro da sala de aula despertaria o interesse do aluno , motivação pelo ambiente escolar uma nova forma do aluno enxergar a escola , uma ambiente aberto que de interculturalidade com os recursos  da sociedade,utilizando esses recusos de maneira pedagógica para dentro da sala de aula , mas respeitando os limites dentro espaço escolar.
        Com isso , pode-se perceber há limitações de muitas escolas em relação aos meios tecnológicos presentes dentro da sociedade contemporânea .