“A internet é um espaço de comunicação propiamente surrealista , do qual “nada é excuido” , nem o bem , nem o mal ,...” Pierre Lévy

sábado, 4 de dezembro de 2010

Creative Commos, você ja ouviu falar ?

Creative Commons é uma organização não governamental sem fins lucrativos localizada em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, voltada a expandir a quantidade de obras criativas disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional todos direitos reservados. Para esse fim, a organização criou diversas licenças, conhecidas como licenças Creative Commons.
As licenças Creative Commons são várias licenças de copyright , publicadas primeiramente em 16 de dezembro de 2002 pelo Creative Commons, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2001.
Várias dessas licenças, notadamente todas as licenças originais, garantem certos "direitos básicos",[1] como o direito de distribuir obras com direitos autorais sem modificações, a custo zero. Algumas das licenças mais recentes não garantem tais direitos.
Licenças originais
Todo o conjunto original de licenças garante os "direitos básicos". Os detalhes de cada licença depende da versão, e compreende uma seleção de quatro condições:
  • Attribution Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que dêem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
  • Non-commercial Uso Não comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais.
  • Non-derivative Não a obras derivadas (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
  • Share-alike Compartilhamento pela mesma licença (SA): Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original.


"O creative Commos , possibilita que o autor divulgue o acesso livre da sua produção para outras pessoas , acho interessante que cada producao realizada seja divulgada , compartilhda , enfim toda produção humana gera conhecimento , e todo conhecimento deve ser passado , construido , reconstruido , elaborado , etc ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário