“A internet é um espaço de comunicação propiamente surrealista , do qual “nada é excuido” , nem o bem , nem o mal ,...” Pierre Lévy

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

OS RECURSOS TECNOLOGICOS

FUSSANDO PELO ESPAÇO VIRTUAL E POR SITE INTERESSANTE QUE GOSTOU DE OLHAR TODA VEZ QUE ESTOU NA INTERNET VI A SEGUINTE REPORTAGEM :

Santo Estêvão se mobiliza contra evasão escolar
Da redação com informacao do G1
redacao@portalibahia.com.br
05/09/2010 - 15h57m
A Justiça do município de Santo Estêvão, próximo a Feira de Santana, na Bahia, tomou medidas para diminuir a evasão escolar no município. O “toque de estudos e disciplina” funciona há quatro meses e responsabiliza os pais pela evasão escolar dos filhos. Após a determinação, cerca de 300 pais já foram convocados a dar explicações ao juiz.
Além de terem de dar explicações se faltarem em excesso, os estudantes são proibidos também de usar celular e walkman durante a aula e de frequentar lan houses no horário em que deveriam estar na escola. A fiscalização é feita por agentes do Juizado de Menores.Os índices de evasão escolar em Santo Estêvão são de 25% no período diurno e de 20% no período noturno de aulas, de acordo com o magistrado.
Esta noticia foi divulgada no site do ibahia :
         Bem , baseada na discussão em sala de aula que tive semana passada e nos textos lidos da disciplina edc. Tecnologia contemporâneas comecei a fazer varias reflexões a respeito desta evasão escolar no município de Santo Estevão e uma pergunta me veio a mente .
SERÁ QUE ESTá EVASãO ESCOLAR NÃO PODERIA SER CONTIDA ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLOGICOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR ?
        Ao que pode ser percebido na reportagem é que muitos alunos no horário de aula estão em lan – house , gostam de usar tecnologias como o walkman , celular, ferramentas que já fazem parte da necessidade e costume da sociedade capitalista e globalizada . Será que sua proibição e utilização desses recursos para dentro da sala de aula diminuiria o número de evasão escolar ou aumentaria ainda mais o desinteresse dos alunos por este ambiente ? Acredito que estes recursos poderia complementar as relações de ensino- aprendizagem dos alunos já que eles demonstram interesse pelo uso de tecnologias . Trazer a tecnologia para dentro da sala de aula despertaria o interesse do aluno , motivação pelo ambiente escolar uma nova forma do aluno enxergar a escola , uma ambiente aberto que de interculturalidade com os recursos  da sociedade,utilizando esses recusos de maneira pedagógica para dentro da sala de aula , mas respeitando os limites dentro espaço escolar.
        Com isso , pode-se perceber há limitações de muitas escolas em relação aos meios tecnológicos presentes dentro da sociedade contemporânea .

Um comentário:

  1. Concordo que a tecnologia em sala de aula despertaria o interesse dos alunos.
    Beijos. Passa no meu blog e deixe o seu comentário!!

    ResponderExcluir